top of page

❖ Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos

Ligue 180 e disque 100. A chamada é gratuita e a ouvidoria funciona 24 horas por dia. Esse órgão analisa violações aos direitos humanos em território brasileiro, inclusive os casos de violência contra a mulher. Para mensagem eletrônica: ligue180@mdh.gov.br.

❖ Direitos Humanos Brasil

É um aplicativo gratuito – disponível para iOS e Android. Nele, você pode encaminhar a sua denúncia de forma anônima ou não e, ainda, anexar fotos e vídeos. Ele atende ocorrências de violência contra a mulher e outros tipos de agressão.

É importante buscar, em seu município, locais que atendam, amparam e socorram a mulher em situação de vulnerabilidade, como Centros de Referência Especializada, casas-abrigo, delegacias especializadas, entre outros. Além disso, o Sistema Único de Saúde (SUS) deve oferecer equipe multiprofissional – com médicos, psicólogos e assistentes sociais – para lidar com esses episódios. Por fim, em casos excepcionais – nos quais os demais canais não tenham sido úteis – é possível acionar a Polícia Militar.

Polícia Militar Disque 190.

 

 A Universidade Veiga de Almeida oferece serviços de atendimento psicológico pelo SPA.
Para mais informações:

Telefone: (22) 2640 1678

ou pelo e-mail caio.marques@uva.br  

ou ainda lusanir.carvalho@uva.br

REFERÊNCIAS

SAIBA ONDE mulheres agredidas podem encontrar ajuda. Correio Braziliense. Brasil. 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/05/11/internabrasil,853458/saibaonde-mulheres-agredidas-podem-encontrar-ajuda.shtm

bottom of page